Mídia e imagem corporal: Qual a relação?
A relação entre mídia e público,
especificamente o público feminino, não é algo novo. Os meios de comunicação, desde
meados do século XIX , vem ditando regras, tornando-se parte da constituição da
história e da subjetividade da mulher ocidental.
![]() |
http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2013/05/ midia-influencia-satisfacao-corporal-de-jovens-diz-pesquisa-da-usp.html |
A exposição dessas pessoas à
imagens de mulheres com corpos magros, em grande parte seminuas, associando à
uma certa sensualidade, em páginas da internet, revistas e televisão, tem um
forte impacto persuasivo, levando assim, a uma certa insatisfação e busca pelo
corpo perfeito; e, geralmente, não condiz com a realidade desses usuários. Essa
influência expositiva tem maiores resultados em adolescentes e adultos jovens. Quanto
mais novas mais chances de serem influenciadas, aceitando e aderindo esses
padrões estéticos. Porém, essa insatisfação corporal está presente mesmo em
mulheres de peso normal.
![]() |
http://consultora.racco.com/tag/racco-na-midia/ |
A etiologia da anorexia e bulimia nervosa é multifatorial,
tem contribuições de fatores biológicos, psicológicos, genéticos e
socioculturais para o seu desencadeamento. Nesse caso, a mídia está inserida no
fator sociocultural, pois ela põe a magreza como padrão de beleza.
Porém, ao mesmo tempo em que a
mídia reforça os padrões de beleza, muitas vezes estimulando ao uso de
substâncias emagrecedoras, também denunciam o abuso dessas substâncias para
alcançarem o padrão desejado, o que pode ocasionar em um vício ou á algum
transtorno alimentar.
![]() |
https://dialogospoliticos.wordpress.com/2011/10/06/anfepramona -femproporex-e-mazindol-emagrecedores-a-base-de-anfetaminas -sao-proibidos-no-brasil-%E2%80%8E/ |
Comentários
Postar um comentário